Nesse domingo, às 15:30h, nos reuniremos no DCE – UEL – Centro para uma atividade prática de produção de fanzines.
Convidamos o fanzineiro Andric para mostrar alguns zines, comentar sobre sua experiência e trocar ideias.
A oficina é aberta a todes e gratuita! Quem puder, leve materiais para a produção dos zines como folhas em branco, materiais de desenho e pintura, revistas e jornais velhos para recortar, cola, tesoura e, principalmente, ideias.
Sobre os fanzines
Produzidos de forma artesanal e geralmente reproduzidos em máquinas de xerox, fanzines são pequenas publicações usadas para expressar as mais diversas questões de forma acessível e barata. Por não se preocuparem em atingir grande tiragem e obter lucro, os fanzines são publicações livres de censura e regra. Seus autores normalmente se encarregarem de todas as etapas da produção desde a concepção até a distribuição. A edição de um zine costuma ser, por esse motivo, muito prazerosa e trabalhosa, demandando paixão e dedicação.
Surgido na década de 1930, o formato de zine se popularizou principalmente entre os fãs de ficção científica, quadrinistas e o movimento punk nas décadas de 70 a 90. Hoje, é muito menos usado mas seu diversificado uso ao longo da história revela uma série de possibilidades. A questão hoje em dia parece ser se esse formato, o fanzine, ainda pode nos auxiliar de alguma forma em nossas dinâmicas de produção artística, cultural e de comunicação alternativa nos movimentos?
Sobre o encontro:
Data: 20.03.2016 – Domingo
Local: DCE – UEL – Centro – A casinha verde na esquina das ruas Piauí e Hugo Cabral
Horário: 15:30h
Tema: Oficina de fanzines