Colônia Cecília: A experiência anarquista des colones italianes no interior do Paraná

encontro-2016-03-12-colcecilia encontro-2016-03-13-colcecilia-print
* A imagem do flyer foi fotocopiada do livro: Colônia Cecília – Arnoldo Monteiro Bach.

Em virtude do III Simpósio sobre a Colônia Cecília que será realizado em Palmeira, no Paraná, discutiremos essa experiência anarquista em nosso próximo encontro. A reunião será nesse sábado, as 15:30h no DCE UEL Centro, todes convidades!

Sobre a Colônia Cecília

A Colônia Cecília foi uma experiência social baseada nas ideias e princípios anarquistas. Foi fundada em 1890, no município de Palmeira no estado do Paraná, por um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano Giovanni Rossi (1859-1943). As terras foram cedidas de forma financiada pelo império e deveriam ser pagas parceladamente após o estabelecimento da colônia. Enfrentando uma série de problemas e dificuldades de cunho econômico, social e preconceitos por sua posição anarquista, sua recusa à religiosidade e por polêmicas envolvendo as ideias de amor livre de seu fundador, Giovanni Rossi, a colônia teve seu fim por volta de 1893. Muitos e muitas pessoas que lá viviam mudam-se para Curitiba, alguns dão sequencia em sua militância anarquista na capital, outros tentam permanecer nas proximidades de Palmeira mas tem sua vida muito dificultada.

Hoje, em Curitiba, ainda é possível encontrar lojas, vinhos, fábricas e souvenirs des italianes que participaram da colônia. Na cidade de Palmeira, embora restem poucas construções da época, a passagem anarquista na cidade parece ter ganhado certo reconhecimento. Recentemente foi construído um memorial e uma praça, tornando-se essa uma marca turística da região.

Palco de polêmicas e críticas, até mesmo por parte dos libertários, que muitas vezes viam com receio esse tipo de experiências pois não achavam poderiam conduzir a um mundo novo nem arrebentar de fato as correntes da opressão. A Cecília de certa forma orbita em nosso imaginário social. Prova disso é que ela já foi mote de livros, pesquisas, filmes, documentários, novelas, seriados e peças de teatro. É certamente um episódio da nossa história que desperta a imaginação e merece ser mais conhecido e discutido.

Cartaz e a programação do simpósio:

coloniacecilia-IIIsimpósio

Sobre o encontro:

Data: 12.03.2016 – Sábado
Local: DCE – UEL – Centro – A casinha verde na esquina das ruas Piauí e Hugo Cabral
Horário: 15:30h
Tema: Colônia Cecília

This entry was posted in Encontros and tagged , , , . Bookmark the permalink.