Documentário: Nem deuses nem mestres – Uma história do anarquismo de Tancrede Ramonet

Nem deuses nem mestres: uma história do anarquismo - Dir.: Tancrede Ramonet

Nem deuses nem mestres: uma história do anarquismo – Dir.: Tancrede Ramonet

No mês de junho exibimos o documentário “Nem Deus nem mestres: Uma história do anarquismo”. A exibição será no Cineclube Cine Cequinha que é um espaço autogerido por estudantes da UEL. Ao todo foram três sessões seguidas por um bate-papo para analisar o filme, suas potências e limitações, nossas dúvidas e sobre questões pertinentes a que ele nos remete.. Várias críticas e muitas contribuições foram feitas no bate-papo.

Sinopse: 
A história de um movimento que, de Paris a Nova York e de Tóquio a Buenos Aires, soprou seu vento de liberdade e revolta no mundo. A ponto de tornar-se ainda no século XIX um dos mais influentes e contribuir decisivamente para a conquista de avanços sociais e direitos mínimos para as classes subalternas, como a redução da jornada de trabalho.

Primeira parte: 1840-1906: A paixão por destruição: 50 minutos
Do surgimento do capitalismo e do socialismo, das ideias de Proudhon e do anarquismo. As primeiras grandes revoltas sociais e o surgimento da Associação Internacional dos Trabalhadores, a propaganda pelo fato, o crescimento do movimento feminista, a difusão mundial do sindicalismo revolucionário e do anarcosindicalismo.

Segunda: 1907-1921 Terra e Liberdade: 50 minutos
O individualismo, as colônias experimentais e da pedagogia libertária, os ateneus libertários e as propostas de amor livre, a expropriação e a repressão do Estado, a revolução Mexicana, Russa e na Ucrânia.

Terceira: 1922-1945 Em memória do derrotado: 50 minutos
As federações operárias sindicalistas na América latina e nos Estados Unidos, a repressão, o crescimento dos partidos hierárquicos, a ascensão do fascismo, das organizações específicas anarquistas e a concepção anarquista antifascista, a CNT, a revolução espanhola, o nacionalismo e a segunda guerra mundial.

Mais informações:

No seu processo de pesquisa o filme revelou imagens de arquivo que estavam esquecidas e até algumas ainda inéditas como, por exemplo, a passagem de Nestor Maknho e o livre exército pela Rússia. Além de se questionar quem são essas pessoas, muitas vezes anônimas, que se identificam com o anarquismo, busca entender as ideias das principais lideranças do movimento. Para contribuir nesse resumo, entrevista pesquisadores do movimento operário no mundo todo.

O filme é uma co-produção entre a produtora francesa criada por Ramonet “Temps noir” e o canal Franco-almeão ARTE. Foi dirigido pelo filósofo, pesquisador, produtor e diretor francês Tancrede Ramonet.

Organização e apoio:

Grupo de Estudos Anarquistas de Londrina
Coletivo Ação Direta – CAD
Cine Cequinha

Não é de Londrina? Perdeu a sessão e quer baixar o filme?

Segue o link do torrent no Mega.

This entry was posted in Encontros, Filmes and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.