Nem o centro e nem a periferia: sobre cores, calendários e geografias

Convite: Roda de leitura e conversa: Nem o centro e nem a periferia: Sobre cores, calendários e geografias. Subcomandante insurgente Marcos (EZLN)
Data: Dia 17/11/2019 às 15h
Local: DCE UEL Centro – Esquina das ruas Piauí e Hugo Cabral.
 
Mais infos:
Grupo de Estudos Anarquistas de Londrina convida para a realização de uma roda de leitura, um estudo e um bate papo sobre o livro “Nem Centro e nem a periferia: sobre cores, calendários e geografias”. O livro foi elaborado a partir da transcrição de uma fala do subcomandante insurgente Marcos em um colóquio em San Cristobal 14 anos após o levante de Chiapas. A linguagem direta e oral, o papo reto, os tons dramáticos e poéticos pelos quais desenha seu pensamento, entretanto, não tornam a provocação menos importante. São denúncias, visões, valores éticos e políticos. São palavras sobre teoria, destruição, medo, memória e guerra. São histórias e lendas. É esperança e uma crítica dura ao capitalismo em sua arma neoliberal.
 
Assim, é expressa a forma como os Zapatistas se distanciaram e se diferenciaram da esquerda institucional, arraigada à sistemas de governo e hierarquias. A outra campanha pensa a luta das mulheres como mulheres, sem esquecer que são indígenas e mães. Assim também se pensam os velhos e crianças. Desde baixo, um povo se constrói, se autodetermina.
 
Há uma densidade, há uma experiência. É inegável. Ouvir suas palavras é como ser tocado por elas.
 
Ficou curioso? Cola com nós!
 
Quem conseguir e quiser adiantar a leitura, os dois primeiros capítulos estão disponíveis em PDF. Mas quem não conseguir, de boa, cola com nós que a proposta é justamente fazer uma leitura coletiva, sem pressão nem pressa.
This entry was posted in Encontros, Eventos, Textos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.