Melhore a forma como usa suas senhas

Um gerenciador de senhas permitirá senhas fortes e únicas. Com ele, só é preciso saber a senha mestra que, por sua vez, abrirá as demais.

Há 3 tipos. O local guarda no computador senhas criptografadas. É a opção mais segura, mas pode ser difícil sincronizar com um celular, por ex. Há sites pagos e menos seguros que guardam senhas independente de dispositivo. Esses dois tipos oferecem extensões para navegadores que tornam a senha acessível. Isso é conveniente, mas um pouco menos seguro.

Prefira um gerenciador de senhas Quando um gerenciador é usado, não podemos perder a “senha mestra”. Escreva-a em um lugar seguro caso ache possível esquecê-la. Salve os arquivos em outro lugar de vez em quando. Mesmo em sites, faça uma cópia de segurança de vez em quando. Para programas locais, copie os arquivos de dados do programa em um local seguro.

Alguns gerenciadores populares são: KeePass e KeePassX (locais) – Recomendados. LastPass (nuvem). 1Password – nuvem & local.

Use senhas fortes

Senhas fortes são geradas randomicamente. Exceto por senhas que desbloqueiam o computador e o gerenciador de senhas, todas deveriam ser geradas e ter entre 12 e 26 caracteres. Humanos são ruins em criar senhas, computadores são bons. Deixe o gerenciador criá-las.

Quanto a senhas que você precise lembrar, há maneiras de criar senhas fortes.

Uma é pensar senhas aleatórias, mas memoráveis. Forme uma lista de palavras a partir de objetos do dia a dia ou invente uma frase e use as primeiras letras de cada palavra, misturando outros tipos de caracteres. Por ex.

Use senhas fortes em todas as contas, a invasão de uma poderia fragilizar as outras, principalmente os e-mails que permitem recuperar senhas.

Use senhas únicas

Use senhas diferentes para cada conta, isso reduz sua vulnerabilidade.

Mantenha senhas em segredo

Não informe sua senha. Mesmo na manutenção há formas de usar senhas especiais ao invés de acessar sua conta. Em caso suspeito, mude sua senha.

Separe suas senhas profissionais das pessoais

Guarde senhas da organização separada das pessoais. Crie um login ou arquivo separado no gerenciador ou use outro.

Quadrinho das senhas traduzido de: https://xkcd.com/936/

Versão original e completa:
https://riseup.net/pt/security

This entry was posted in Textos and tagged , . Bookmark the permalink.